Desafios Nómadas

     Os desafios criados pelas ETP´s Nómadas foram…


     Cada ETP escolheu os desafios que pretende implementar e através dos mesmos, foi criado o seguinte roteiro… 


     O roteiro apresenta o percurso que cada desafio deverá seguir, sendo que cada ETP deverá implementar um desafio por mês, tendo por base a calendarização apresentada.
    Após a aplicação de cada desafio, antes de terminar o mês da sua aplicação, peço a cada ETP que comente nesta página como foi a implementação do desafio, bem como a sua adesão por parte dos jovens.

    A viagem dos nossos desafios começa agora…

42 comentários:

  1. O desafio foi bem recebido pela turma, que se mostrou muito motivada e participativa. Estes exercícios serviram para relembrar os temas abordados e colmatar algumas dificuldades ainda sentidas. É claro que os alunos gostaram de elaborar a própria sopa de letras e foi muito engraçado encontrar as palavras por eles "escondidas".
    Aqui fica então um comentário ao desafio escrito por um dos alunos. - Prof. Magda Rebocho

    "No dia 16 de janeiro, segunda-feira, a turma PIEF de Mourão, na aula de Viver Português, respondeu ao desafio da escola de Monforte.
    Nessa aula começamos por falar dos sinais de pontuação e fizemos fichas sobre o plural dos nomes terminados em ão. Eu aprendi que o ponto de exclamação se pode juntar ao ponto de interrogação para indicar a existência de uma interrogação e de uma exclamação em simultâneo.
    O que eu mais gostei foi de fazer a ficha sobre a formação do plural, porque construí uma sopa de letras. O mais divertido foi achar as palavras, porque foi muito difícil."
    José Catronga

    ResponderEliminar
  2. Olá a todos/as!
    Esta dinâmica já tinha sido aplicada na turma, no entanto como estavam poucos alunos e eles referiam que tinham gostado, resolvemos voltar a fazer!

    Num aula de Cidadania em que estavam todos os alunos, aplicamos novamente o jogo das emoções!
    Correu muito bem, pois os alunos gostam de mímica, e percebemos que, além da pouca noção que mostram em relação aos diversos sentimentos que o ser humano pode experimentar, também a própria linguagem corporal e expressão facial era desvalorizada!
    Frisou-se sempre que nem só por palavras mostramos o que sentimos, e os alunos gostaram da descoberta!
    A maior dificuldade apresentada prende-se com o silêncio e concentração que esta actividade exige, o que para este grupo é bastante difícil. No entanto, aos poucos acalmaram e entraram nas regras do jogo!

    Venha o próximo desafio para a Vidigueira!

    Diana Serrano

    ResponderEliminar
  3. Olá a todos!

    O primeiro desafio foi recebido com bastante entusiasmo pelos jovens, que ficaram desde logo desejosos de dar a conhecer as práticas culinárias de suas mães e familiares.
    Decidimos então deixar a nossa sala de aula e pôr-mo-nos a caminho do bairro (Bairro das Pedreiras)onde reside a maioria dos nossos jovens.
    Chegados ao bairro fomos muito bem recebidos. Recolhemos várias receitas, as quais trabalhamos em sala de aula e que resultou num livro de receitas...

    Já aguçamos o vosso apetite? Então visitem o nosso blogue e soboreiem ...

    PIEF de Beja Santa Maria da Feira (2ºciclo)

    ResponderEliminar
  4. O PIEF de Moura-Amareleja inaugurou o 1º desafio (proposto pelo PIEF de Mourão) no dia 23 de Janeiro. A atividade iniciou com o visionamento do Filme “O contador de Histórias”, e de seguida foi feito um resumo com o objetivo de retirar uma lição de vida.

    Resumo do Filme:

    Era uma vez, um menino que vivia com a sua família, numerosa e pobre. Tinha mais de oito irmãos, a sua mãe era lavadeira e, como não tinha posses para dar-lhes um futuro levou o Roberto para um internato.

    Depois de completar os sete anos de idade, o Roberto foi para uma turma de rapazes mais velhos, onde era gozado pelos colegas. Decidiu fugir do internato e passou a viver na rua. Aí roubou com outros meninos até ser apanhado pela polícia. Voltou para o internato onde conheceu uma psicóloga que quis saber a sua história.

    Desde o início que o Roberto não quis falar, voltou a fugir e novamente na rua, voltou a roubar e foi violado por entrar num gang. Para entrar neste grupo tinha que passar por alguns desafios. Os membros do grupo bateram-lhe e violaram-no.

    Roberto ficou muito mal e decidiu mudar-se e foi para a linda do comboio. Talvez por milagre o comboio passou pela linha do lado. Desesperado foi ter a casa da psicóloga francesa que lhe deu comida e abrigo. Através de uma conversa o Roberto começou a contar a sua história. Ela deu-lhe tudo o que lhe faltava, carinho, comida, um lar e principalmente, acreditou nele. Ajudou-o nos seus estudos e levou-o a conhecer a sua terra e a ver o mar, que até agora só conhecia pelos livros.

    Roberto formou-se como professor e foi dar aulas para o Internato onde tinha vivido. Resolveu voltar à sua terra natal, onde encontrou a sua mãe velhinha que continuava a viver na sua humilde casa e, ao vê-lo exclamou: “Eu disse-te que ias voltar Doutor.”

    Parecia que o tempo tinha parado os vizinhos e amigos continuavam na sua vida pacata, mas Roberto não se acomodou e lutou, com a ajuda de alguém que acredita nas suas capacidades, venceu na vida e tornou-se um Homem.

    Com o decorrer da análise desta História emocionante e por incapacidade dos encarregados de educação contarem um conto infantil, foi solicitado a um jovem de etnia cigana que contasse a sua história de vida. Este jovem que aparentemente teria uma vida igual a todos os jovens da sua idade, fez com que a vontade de ir mais longe fosse avante e hoje o jovem trabalha para uma Associação e auxilia na articulação entre a escola e a comunidade.

    Após o relato deste jovem, surgiu a ideia de cada aluno da turma PIEF contar a sua história de vida e surgiram declarações muito interessantes.

    História de Vida de um Jovem do grupo/turma:

    Olá, sou um aluno do PIEF, nasci em Beja no dia 10 de julho de 1996. Agora tenho 15 anos de idade.

    Aos sete anos fui para a escola do Bairro 25 de Abril em Moura, e lá estive até ao 3º ano de escolaridade. Depois fui matriculado na escola de Santo Aleixo da Restauração, até ao 4º ano.

    De seguida, fui para a escola de Amareleja e estive dois anos no 5º e daí foi complicado sair, porque não sabia valorizar a escola e faltava bastante. O meu comportamento também não era o mais adequado. Mas depois pensei: Levanto-me às 07:00 horas, quase todos os dias e um dia a escola vai fazer de mim alguém na vida.

    Então, nesse mesmo ano, interessei-me pela escola e passei para o 6º ano. Depois vi que na minha idade já não era muito agradável andar no ensino regular. Com mais uns quantos primos, fui ao conselho executivo falar com o Sr. Professor Pereira para que nos pudesse ajudar a constituir uma turma PIEF. Com o seu apoio, o curso arrancou em 2011/2012 e nós queremos aproveitar esta oportunidade. Estou muito agradecido pelo facto de o Sr. Professor Pereira ter constituído esta turma PIEF.

    Vou casar-me em maio e os meus queridos Professores, a TIL e a Direção da Escola estão todos convidados.

    ResponderEliminar
  5. No dia 30 de janeiro, segunda-feira, a turma PIEF de Monforte, na aula de Matemática e Realidade, respondeu ao 1º desafio do PIEF de Pias. O desafio foi bem recebido pela turma, que se mostrou muito motivada e participativa. Estes problemas serviram para relembrar temas abordados em anos anteriores.
    No sentido de motivar os alunos e adaptar os problemas às suas vivências, os docentes de Matemática e Realidade adaptaram um problema a cada jovem da turma.

    É claro que os alunos gostaram de ver as suas próprias fotografias e as de alguns professores o que a nosso ver foi um factor motivante para os conseguir colocar a trabalhar.

    A tarefa foi desenvolvida a pares mas uma aula foi insuficiente para a terminar.

    ResponderEliminar
  6. Este mês, a turma PIEF do Sobral da Adiça completou o seu primeiro desafio "Tostão a tostão faz um milhão!".
    Em primeiro lugar, devemos referir que ao explicarmos à turma que, mensalmente, iríamos fazer atividades propostas por outras turmas PIEF, os deixou muito entusiasmados e expectantes, bem como orgulhosos por outros colegas experienciarem as mesmas vivências.
    Em relação a este desafio, os alunos realizaram as atividades propostas com muito empenho e interesse,tendo sido os objetivos propostos, atingidos com facilidade.
    Até se tornou interessante a realização de um curriculum vitae, pois temos alguns alunos que falam frequentemente em procurar trabalho após terminarem a escola. No entanto, nenhum deles tinha sequer ouvido falar neste instrumento.
    De salientar que todas as atividades foram motivadoras e adequadas à realidade dos alunos, contudo, e em jeito de sugestão, a ETP aconselha a próxima turma PIEF que desenvolva este desafio, a começá-lo o mais cedo possível, pois o mesmo envolve muitas áreas, não sendo possível cumprir o desafio numa só aula.
    Esperemos que os próximos alunos considerem este desafio, ou melhor, desafios, tão pertinentes e interessantes como os nossos acharam.

    ResponderEliminar
  7. Por lapso, a nossa equipa implementou em 1º lugar o último desafio, o jogo das emoções, proposto pelo Sobral da Adiça e correu muito bem. A adesão por parte do grupo-turma foi muito positiva e todos os alunos participaram de uma forma ativa.
    No entanto, um dos constrangimentos com os quais nos deparamos foi a dificuldade que os alunos demonstraram em exprimir os sentimentos, porque muitas vezes, confundem entusiasmado com feliz, triste com chateado etc.
    No entanto, contribuiu simultaneamente, para uma maior apropriação de novo vocabulário.

    PIEF de Pias

    ResponderEliminar
  8. Fevereiro - 2º Desafio da Vidigueira

    O PIEF de Monforte realizou o 2º desafio da Vidigueira nas aulas de comunicar em língua estrangeira, mas como os nossos alunos têm espanhol em vez de inglês, o desafio foi traduzido pela professora Elisabete Arguelles!
    Já que este desafio segue para o Sobral da Adiça, enviaremos os materiais por e-mail.


    Comentário à realização do desafio:
    Esta atividade foi realizada numa aula de Comunicar em Língua Estrangeira, aquando do estudo da Unidade Temática “A Escola” que já tinha sido introduzida em aulas anteriores;
    A docente distribuiu aos alunos a Ficha de Trabalho (anexo1), remetendo para a imagem (Que sítio é? Onde estamos agora? Que espaços existem neste local?...);
    Foi estabelecido um diálogo professor/aluno na resolução do primeiro exercício (espaços escolares), tendo sido feita a sua correção no quadro;
    A partir das imagens do anexo 2, a docente remeteu para o material escolar e a sua importância em sala de aula, solicitando aos alunos que realizassem o exercício número 2;
    Seguidamente, os alunos realizaram as sopas de letras presentes na referida Ficha de Trabalho, ajudando com vocabulário que pudesse ser desconhecido para os discentes;
    Por fim, a partir de algum do seu próprio material escolar, a docente soletrou palavras e perguntou aos alunos de que material escolar se tratava;
    Solicitou que os alunos fizessem o mesmo: que pensassem num material presente nas sopas de letras realizadas, ou na Ficha de Trabalho fornecida e que soletrassem essa palavra, recordando o alfabeto estudado em aulas anteriores; o aluno que acertava na resposta era aquele que daria continuidade à atividade.
    Apesar dos esforços das docentes em estabelecer regras, solicitando que ouvissem os colegas e os deixassem terminar a totalidade da palavra escolhida, é de referir que os mesmos se antecipavam e respondiam imediatamente ao descobrirem a palavra.
    Pode dizer-se que foi uma atividade interessante e que os alunos participaram, no geral, de uma forma positiva.

    Bom trabalho, Sobral da Adiça!

    ResponderEliminar
  9. A turma PIEF de Mourão já resolveu os "Problemas de Matemática Nómada"! Os alunos resolveram, em grande grupo, os problemas e mostraram-se entusiasmados na resolução dos mesmos, uma vez que se encontravam relacionados com o quotidiano.
    Aqui fica a opinião de um aluno:
    "Na minha opinião os alunos de PIAS fizeram um bom trabalho. Foram inteligentes e achei que estavam a fazer o que deviam. Eu aprendi que nós devemos trabalhar e gostar daquilo que fazemos." Marcelino

    ResponderEliminar
  10. No dia 24 de fevereiro a turma PIEF do Sobral da Adiça respondeu a mais um desafio, desta feita a atividade planeada pelo PIEF de Amareleja “Vedação com divisores”.
    Esta atividade foi realizada por quase todos os alunos da turma PIEF com a colaboração da Professora Filomena Fontainha.
    Os alunos participaram com gosto, interesse e algum empenho na atividade desenvolvida, não demonstrado grandes dificuldades na concretização da mesma, uma vez que os conhecimentos necessários para resolver as tarefas propostas, já tinham sido trabalhados nas aulas de Matemática e Realidade.

    ResponderEliminar
  11. Olá a todos/as!
    Neste mês de Fevereiro, a turma PIEF de Vidigueira realizou o 2º desafio, o “Tostão a tostão faz um milhão”, proposto pelo PIEF de Mourão.
    As atividades foram desenvolvidas em diversas aulas, e foram bem recebidas pelos alunos.
    A turma da Vidigueira é muito recetiva à pesquisa e visionamento de filmes educativos na Internet, e estes vídeos não foram exceção.
    Revelaram um raciocínio matemático apurado, sabem fazer trocos e saber com quantos euros ficam. No entanto, a poupança é um conceito ainda difícil de assimilar para estes jovens.
    A elaboração do Curriculum Vitae foi mais desafiante, uma vez que esta turma continua a ser bastante reservada e interpretou a atividade como uma intromissão nas suas vidas pessoais, como já aconteceu em outras atividades similares realizadas pela ETP.
    Além disso, o C.V. era um instrumento desconhecido para os jovens, e após ser apresentado aos mesmos, o sentimento geral era de confusão perante a necessidade de um empregador saber tanto acerca do empregado (morada, o que já fez, etc).
    No geral, foi um desafio bem recebido, embora extenso, tendo que ser desenvolvido em diversas aulas.

    ResponderEliminar
  12. No dia 24 de fevereiro os alunos do PIEF Amareleja responderam ao 1º Desafio do PIEF de Monforte “O Plural dos nomes terminados em ão”. Depois de feita a revisão do conteúdo no quadro e do registo no caderno diário, os alunos resolveram os exercícios propostos com relativa facilidade e empenho. De salientar que tiveram algumas dificuldades na elaboração da sopa de letras, em que tiveram de ser ajudados pelos professores.

    No dia 29 de fevereiro os alunos revelaram interesse e empenho na aplicação do 2º desafio de Monforte, “Os sinais de pontuação”. No entanto, revelam algumas dificuldades na utilização dos mesmos, pelo que será um conteúdo a trabalhar durante as próximas aulas de Viver Português, de forma a tentar colmatar as dificuldades dos alunos.

    ResponderEliminar
  13. Olá a todos!

    Queremos desde já dizer a todos que a nossa adesão ao Desafio de Mourão se revelou de extrema importância no que se reporta às relações humanas, no olhar para os outros, no olhar para si mesmo que tenha sido através do outro...Dito isto o visionamento e exploração do filme:"O Contador de Histórias" permitiu sem dúvida uma maior abertura e aproximação do grupo turma,pois o nosso Pief é constituido por uma heterogeneidade de personalidades e vivências onde coabitam duas etnias.
    Após o visionamento e exploração procedemos ao resumo da história (oralmente e por escrito em processamento de texto), à biografia de Roberto Carlos Ramos e à elaboração de desenhos que registam os momentos mais significativos para cada um.
    A recolha de contos não teve muita adesão pelos alunos de etnia cigana uma vez que nos deixaram transparecer não haver muito o hábito de contar histórias / contos infantis em família.
    Gostariamos de salientar que nós consideramos este 2º desafio ganho por tudo aquilo que enriqueceu em cada um de nós...apenas com a história de vida de "O Contador de Histórias".

    ResponderEliminar
  14. OLÁ A TODAS AS GENTES NÓMADAS!
    A TURMA DE PIAS JÁ IMPLEMENTOU O SEU SEGUNDO DESFIO QUE CORREU BEM.OS ALUNOS SENTIRAM-SE ENVOLVIDOS PELA CURIOSIDADE DE SABEREM QUAL A PRÓXIMA IMAGEM A SAIR DO "ENVELOPE MISTÉRIO", O QUE OS MOTIVOU PARA A CONSTRUÇÃO DE UM TEXTO CRIATIVO.PARA TAL, QUANDO SE SELECCIONARAM AS IMAGENS, TENTARAM ESCOLHER-SE FOTOGRAFIAS DE FIGURAS OU PESSOAS COM AS QUAIS OS JOVENS SE IDENTIFICASSEM, O QUE OS ENTUSIASMOU.POR OUTRO LADO,OPTOU-SE TAMBÉM POR IMAGENS DE PESSOAS DIFERENTES, NO SENTIDO DE FOMENTAR A DISCUSSÃO APELANDO AO RESPEITO POR TODAS AS CULTURAS,PESSOAS E RELIGIÕES, COM O INTUÍTO DE CIMENTAR O ESPÍRITO DE CIDADANIA DOS JOVENS.
    NO ENTANTO,DEPARAMO-NOS COM ALGUNS CONSTRANGIMENTOS: EXCESSO DE IMAGENS, O QUE PROVOCOU ALGUM CANSASO E DESMOTIVAÇÃO AOS ALUNOS JÁ NA PARTE FINAL;A DIFICULDADE NA CONSTRUCÇÃO FRÁSICA, INTERLIGAÇÃO E ORTOGRAFIA.
    oS ALUNOS TRABALHARAM A PARES DE FORMA A HAVER TROCA DE IMPRESSÕES E UMA MAIOR FLUIDEZ DE IDEIAS.OS TEXTOS SERÃO ANALISADOS E VOTADOS ANONIMAMENTE PELOS ALUNOS DE FORMA A DECIDIR QUAL O GRUPO QUE MAIS SE DESTACA PELA POSITIVA.ESTE TEXTO IRÁ PARA O BLOGUE DA ESCOLA COMO FORMA DE RECONHECIMENTO E REFORÇO PELO TRABALHO DESENVOLVIDO.

    ResponderEliminar
  15. Olá a todos/as
    Neste mês implementamos o 1º Desafio do Sobral da Adiça, o Jogo das Emoções. O jogo foi aplicado na aula de Formação para a Cidadania e foi bem recebido por parte dos jovens, no entanto eles ainda apresentaram grandes dificuldades em encontrar estratégias para comunicarem de diferentes formas. O jogo foi importante para desenvolverem competências pessoais e sociais, bem como na procura de estratégia para resolução de problemas.
    Até ao próximo desafio…

    ResponderEliminar
  16. BOM DIA A TODAS AS GENTES NÓMADAS,
    O PIEF DE PIAS JÁ IMPLENTOU O 3º DESAFIO PROPOSTO PELO PIEF DE MONFORTE "TOSTÃO A TOSTÃO FAZ UM MILHÃO".
    O DESAFIO DECORREU DE UMA FORMA SATISFATÓRIA, VISTO ESTES ALUNOS EVIDENCIAREM BASTANTE NECESSIDADE DE FORMAÇÃO NO ASPECTO DA GESTÃO DO DINHEIRO. CONTUDO, NO PRÓXIMO PERÍODO,A ETP ESTÁ A PENSAR VOLTAR A DINAMIZAR A ACTIVIDADE VISTO, A ASSIDUIDADE DOS ALUNOS TER SIDO FRACA O QUE NÃO PERMITIU O IMPACTO PERTENDIDO NA TOTALIDADE DOS ALUNOS.
    ATÉ BREVE E BOAS FÉRIAS A TODOS!

    ResponderEliminar
  17. Pois é! Mais um desafio superado pela turma PIEF do Sobral da Adiça.

    Este mês trabalhámos o desafio nº2 proposto pela turma PIEF da Vidigueira – “Exercício de Inglês”.

    No dia 15 de março fizemos, não só uma revisão do vocabulário dos objetos de sala de aula, mas também do alfabeto. Os alunos estiveram empenhados e participativos. No final até houve tempo para, de forma divertida, cantar ao som da guitarra “The alphabet song”.

    Em suma, a aula foi muito proveitosa, na medida em que respondemos a mais um desafio nómada e consolidámos dois conteúdos programáticos.

    Que venha o próximo;)

    Ah! A ETP e turma PIEF do Sobral da Adiça deseja uma feliz Páscoa para todos! Happy Easter!

    ResponderEliminar
  18. Desafio do mês de março

    No âmbito do desafio sobre micróbios proposto pelo PIEF de Pias, o grupo/turma do PIEF Moura-Amareleja, iniciou o desafio na aula de Homem e Ambiente desenvolvendo as atividades propostas pelos colegas. Nas aulas seguintes, e dado o interesse e empenho dos alunos pelo tema tratado, fizemos uma atividade que envolveu outras disciplinas, nomeadamente Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho, Matemática Realidade e Formação Vocacional. Assim, depois de feitas as respetivas pesagens, com a ajuda dos professores de Matemática, pedimos a colaboração da D. Quitéria, assistente operacional da nossa Escola e fizemos pão com chouriço. No dia anterior, deixámos a massa a levedar com a ajuda das bactérias, depois amassámos e fizemos os pães pequenos com chouriço e levámos ao forno do nosso refeitório. À tarde comemos o pão com chouriço e café com leite e convidámos alguns assistentes operacionais e membros da direção para o nosso lanche.

    ResponderEliminar
  19. Olá a todos!

    Tal como os desafios anteriores, o primeiro desafio de Pias " Problemas de matemática nómada" foi recebido pelo PIEF de Beja com bastante entusiasmo.

    Os exercícios começaram por ser resolvidos individualmente, posteriormente foram explorados e resolvidos em grande grupo na disciplina de matemática e a realidade.
    O facto dos exercícios se tratarem de problemas relacionados com o
    quotidiano motivou-os bastante e permitiu-lhes concretizar melhor o que lhes estava a ser pedido.
    Por iniciativa dos alunos foram criados outros problemas que foram igualmente resolvidos em sala de aula.

    ResponderEliminar
  20. Olá a todos/as!
    O PIEF de Vidigueira atrasou-se um bocadinho na publicação do resultado do 3º desafio, mas cá estamos!
    Neste mês de Março, a turminha realizou o desafio proposto por Monforte, Plural e Sinais de pontuação!
    Estes conteúdos já haviam sido explorados com a turma, sendo que foi uma revisão da matéria!
    Mais um desafio bem recebido e cumprido!
    Boa Páscoa a todos/as!!

    ResponderEliminar
  21. O PIEF de Monforte atrasou-se um bocadinho ainda maior na publicação. Pedimos desculpa, mas aqui fica o comentário.

    No PIEF de Monforte, convidámos o avô do Henriques para vir contar histórias à nossa turma. Toda a gente em Vaiamonte (freguesia vizinha) conhecia o talento do Sr. Eusébio. Preparámos a sala, com cadeiras em círculo e almofadas e enquanto esperávamos pelo Sr. Eusébio, o professor Nuno e a professora Alda contaram umas histórias. Quando chegou, o Sr. Eusébio contou-nos como tinha aprendido a ler sozinho e como tinha aprendido tantas histórias.
    Fez-se um grande silêncio e começou a tão esperada história. Contou-nos uma história e prometeu-nos voltar um dia com mais tempo e mais calma para nos desvendar mais algumas das suas histórias.

    Tanto alunos como professores ouvimos a história com muita atenção e ficámos com vontade de ouvir mais...

    ResponderEliminar
  22. Na semana de 16 a 20 de abril a turma PIEF de Moura-Sobral da Adiça, nas aulas de Matemática e Realidade, com a orientação dos docentes Bruno Reis e Filomena Fontainha, respondeu ao desafio nº2 do PIEF de Pias intitulado “A Matemática foi aos bairros”.

    Este desafio tinha como objetivo a resolução de várias situações problemáticas relacionadas com as vivências do dia-a-dia dos alunos.

    Em primeiro lugar lemos e explorámos oralmente todos as situações problemáticas colocadas. Depois pensámos qual a melhor forma de resolver as mesmas. Assim, considerámos que seria importante pedirmos a colaboração de um elemento da comunidade local para resolvermos as mesmas.

    Deslocámo-nos à loja da Dona Zezinha e pedimos para nos deixar pesar os ingredientes necessários para fazermos o pudim de ovos (mencionado numa das situações problemáticas). A Dona Zezinha, muito simpática, deixou-nos utilizar a balança da sua loja e até nos ajudou a fazer as pesagens.

    Gostámos de resolver estas situações problemáticas e achamos que aprendemos muito com as mesmas. Estas situações não foram muito difíceis de resolver, pois já tínhamos trabalhado os conteúdos necessários em sala de aula.

    ResponderEliminar
  23. Conforme combinado, realizámos as atividades propostas pelo PIEF de Monforte na área curricular de Matemática e Realidade. O tema de estudos era Probabilidades Estatística.
    Achámos as atividades bastante interessantes e não tivemos dificuldades em realizá-las. Até construímos uma roleta para compreender os fenómenos aleatórios, isto é, a obtenção de cada uma das cores propostas no desafio!

    Esta atividade serviu de rampa de lançamento para realizarmos um estudo sobre disciplina em meio escolar. Já solicitámos a todas as turmas do 4.º ano, segundo e terceiro ciclos que respondessem ao nosso inquérito online e depois iremos fazer a análise em Matemática e Realidade e Formação para a Cidadania.

    ResponderEliminar
  24. O nosso 4º desafio foi do Sobral da Adiça, o Envelope Mistério. Os jovens aderiram com grande entusiasmo ao desafio e criaram a seguinte história:

    Dificuldades de uma Jovem

    Era uma vez uma menina que decidiu escrever uma carta à sua melhor amiga. Nesta carta contava que estava a ser vítima de Bullying, por causa da cor da sua pele. Desabafou, ainda, que estava farta desta situação e que queria colocar um “STOP” em tudo! Sentia-se sozinha no meio da multidão e o que mais queria era ter uma nova vida! Nesta vida queria conseguir ter tudo o que não teve até agora. A situação estava tão negra que ela já se tinha tentado matar com uma dose excessiva de comprimidos e mesmo assim os colegas continuavam a gozar com ela. Só se queria esconder para poder chorar à vontade.
    Contou à sua amiga que um dia estava tão desesperada que ganhou coragem e foi falar com um dos seus professores. Este aconselhou-a a começar a frequentar um grupo de apoio a jovens vítimas de Bullying. Neste grupo de apoio percebeu que não estava sozinha nesta fase má da sua vida. Acabou por fazer grandes amizades com quem passou os seus tempos livres e recomeçou uma nova etapa mais feliz!!!

    Até ao próximo desafio família nómada :)

    ResponderEliminar
  25. Olá gentes nómadas!
    O desafio do mês de Abril efectuado pela turma da Vidigueira, lançado pela Amareleja, consistia na elaboração de uma receita na aula de Viver em PortuguÊs, para posteriormente ser confeccionada com a ajuda de uma Encarregada de Educação na escola.
    Sendo assim, a receita escrita pelos nossos alunos na aula foi a seguinte:

    "Borrego estufado
    Ingredientes:
    Carne de borrego
    Azeite
    Cebolas
    Dentes de alho
    Folha de louro
    Pimentão de cor
    Cravinho
    Pimenta preta
    Noz-moscada
    Sal
    Vinho branco

    Batatas
    Ervilhas

    Confeção:
    A carne, depois de limpa, é cortada aos bocados. Põe-se um tacho a carne e os temperos a cozer, em lume normal. Quando a carne estiver quase guisada, juntam-se as batatas cortadas aos quartos e as ervilhas."

    Além de escreverem em Viver em Português, posteriormente , em parceria com as professoras de TIC, foi passada no computador e imprimida.
    Quanto à confecção da dita receita, ainda não conseguimos efectuá-la, pois não dispomos de fogão disponível. No entanto, estamos em negociações com um pequeno fogão, portanto está para breve!
    Até ao próximo desafio :)

    ResponderEliminar
  26. Olá a todos,

    No passado mês de Abril a turma PIEF de Beja Santa Maria da Feira (2ºciclo) realizou o 4º desafio proposto :"Tostão a Tostão faz um milhão".
    As atividades foram realizadas nas várias disciplinas. O grupo/turma mostrou-se menos colaborante comparativamente aos desafios anteriores, as temáticas trabalhas, mostraram ser conceitos poucos presentes e pouco valorizados pelos jovens.
    Relativamente ao Curriculum vitae, os jovens também mostraram alguma resistência à atividade, uma vez que a sua projeção no futuro é muito fraca e não percebiam muito bem a importância do mesmo.
    No entanto, tentámos adequar as várias atividades às vivências dos jovens.
    No geral o desafio foi conseguido :)

    ResponderEliminar
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  28. No mês de Abril, no PIEF de Monforte concretizamos o desafio lançado por Pias - “Corrida de Fermentos”.

    No dia 30 de Abril fomos para o laboratório da escola preparar a “Corrida aos Fermentos”. Esta atividade possibilitou aos alunos o contacto com material de laboratório e o conhecimento de algumas regras de trabalho experimental. Os alunos puderam observar o processo de fermentação e compreender a sua aplicação industrial, nomeadamente no fabrico de pão, cerveja, etc.

    Aproveitámos esta atividade para conhecer melhor os microrganismos diferenciando-os em patogénicos e não patogénicos. Assim, pudemos perceber que existem micróbios que vivem no interior do nosso organismo e outros que nos ajudam em diversas atividades: fabrico do vinho, de iogurtes, etc.

    ResponderEliminar
  29. No mês de maio foi a vez da turma PIEF do Sobral da Adiça entrar na "Corrida de fermentos", em Homem e Ambiente, proposta pelo PIEF de Pias.

    Aqui vos deixamos a opinião dos alunos:

    "Gostámos muito de fazer esta atividade, porque aprendemos que há micróbios que ajudam a massa do pão ou dos bolos a crescer.

    Também aprendemos que a massa que tinha fermento e açúcar cresceu mais depressa do que a massa que só tinha fermento.

    Para nós, foi muito importante fazermos esta atividade, já que através dela, ficámos a saber como devemos confecionar nas nossas casas pão e bolos."

    Ao terminar mais esta "corrida", já nos sentimos na reta final.

    Que venha o último desafio ;)

    ResponderEliminar
  30. Desafio de Maio

    Na aula de Formação para a Cidadania a doutora Teresa Charro lançou-nos o desafio de construir uma história a partir da análise de várias imagens. O Célio lançou o mote e os restantes colegas ajudaram a construir o texto que se segue:

    Era uma vez um menino que não tinha pai nem mãe e a escola decidiu ajudá-lo.
    Este menino costumava ficar a um canto da escola a chorar muito triste.
    Ele vivia sozinho na rua porque os pais o tinham abandonado.
    Como não tinha comida foi pedir ajuda a uma senhora.
    Um dia estava sozinho na rua e um menino mais velho resolveu bater-lhe.
    No dia seguinte quando chegou à escola foi contar o sucedido ao Diretor da escola. O Diretor acompanhou-o à esquadra da PSP e ajudou-o a fazer queixa.
    Os professores reuniram-se para ajudar o menino e tentaram arranjar uma solução para este menino.
    Esta foi adotada por uma professora que o acompanhou no seu crescimento, ajudou-o e deu-lhe um rumo.
    O menino teve melhores condições de vida e de higiene.
    Esse rapaz mais tarde fez o 12.º ano, fez um estágio e tirou um curso de farmacêutico.
    Depois foi agradecer à professora que o adoptou e fez com que conseguisse avançar na vida.
    Depois passou a integrar uma organização que ajudava crianças abandonadas como ele.

    ResponderEliminar
  31. Desafio Corrida dos Fermentos

    Depois de termos explorado com a nossa turma PIEF as multiplicidades de forma de vida e a existência de micro organismos uteis e perigosos, resolvemos colocar a mão na massa, literalmente e fazer a corrida dos fermentos. Este desafio foi proposto pelos nossos colegas do PIEF de Pias. Os alunos mostram-se entusiasmados com esta atividade, querendo todos contribuir com algo... assim seguimos a receita e procuramos segui-la à risca. Tivemos durante a aplicação alunos a questionarem-nos se iriamos fazer um bolo!!! Depois de se colocar a massa de molho, mais uma vez literalmente, esperou-se e foi-se vendo crescer. Os jovens adoraram a experiência… agora que venha o ultimo desafio :)

    ResponderEliminar
  32. Olá a todos!

    No presente mês de Maio realizamos o 1º desafio proposto pelo PIEF de Moura - Sobral da Adiça "Jogo das Emoções".
    a atividade foi desenvolvida em Formação para a Cidadania e foi recebida pelo grupo/turma com bastante entusiasmo.
    Para além da atividade propriamente dita, exploramos em grupo as várias emoções presentes no jogo, uma vez que os jovens não estavam familiarizados com algumas terminologias.
    Como a atividade foi bastante enriquecedora e os alunos mostraram interesse em repeti-la, na semana seguinte utilizamos a mesma atividade para trabalhar as representações que os jovens tem das varias profissões, exploramos também os vários tipos de comunicação, nas quais se insere a mímica.
    O desafio foi bastante positivo.

    ResponderEliminar
  33. "Tostão a tostão
    faz um milhão
    e o PIEF de Monforte
    juntou-se ao de Mourão"

    No PIEF de Monforte, implementámos o desafio da mala terra nómada “Tostão a tostão faz um milhão”, nas aulas de matemática. Não foi possível realizar nas outras disciplinas pois concentraram-se muitas atividades no final do ano letivo. Nas aulas de matemática dos dias 21, 22 e 28 de maio, fizemos várias fichas propostas pelo PIEF de Mourão e conversámos sobre as diferentes temáticas. Os alunos gostaram bastante do desafio e ficaram com mais noções da importância da gestão do dinheiro.

    ResponderEliminar
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  35. "Com funcho, borrego e poejo,
    São as receitas da D. Margarida
    Que realizam o desejo
    De um bom prato de comida"

    No PIEF de Monforte, foi a mãe da Margarida que nos revelou as receitas da cozinha tradicional cigana, e na disciplina de TIC passámos-las a computador.

    ResponderEliminar
  36. Nas últimas semanas de aulas os alunos do nosso curso agarraram com afinco o desafio “Tostão a Tostão”, proposto pelos colegas de Mourão.
    Tal como proposto, a primeira tarefa nas aulas de Matemática e Realidade consistiu na elaboração de um orçamento familiar. Todos ficaram surpreendidos com o saldo final e a grande discrepância entre receitas e despesas…
    Após a visualização de alguns vídeos com dicas de poupança no supermercado, gestão de dinheiro no dia-a-dia, consumos de água e electricidade, partimos para uma reflexão conjunta sobre hábitos e gastos pessoais. O vídeo que mais tocou os alunos retrava a família Esbanja (disponível aqui) e, a pouco e pouco, todos reconheceram cometer alguns dos excessos retratados – luzes acesas em excesso; aparelhos eléctricos ligados durante longos períodos de tempo sem utilização; gasto excessivo de água e ausência de planeamento aquando das compras, admitindo ceder a impulsos momentâneos (sem olhar aos custos).
    A partir deste debate surgiu a ideia de elaborarmos nas aulas de TIC folhetos informativos com dicas de poupança – essenciais neste período de crise! Como suporte, os professores disponibilizaram alguns materiais propostos no desafio e outros elementos de associações de consumidores.
    Em Viver Português, as docentes exploraram outra vertente, também ela decisiva para a angariação de dinheiro – o emprego, com a preparação de curriculum vitaes e cartas de apresentação.
    Não se esgotaram todas as propostas do desafio, mas foram três longas e intensas semanas em que os nossos jovens aprenderam e ganharam maior consciência para o valor do dinheiro!

    ResponderEliminar
  37. O último desafio trabalhado pela turma, foi acerca dos sólidos geométricos. A aula decorreu da melhor forma: os alunos numa primeira fase analisaram os sólidos geométricos em madeira, classificando-os segundo as suas propriedades e referindo as suas caraterísticas. Posteriormemte, construíram os seu próprios sólidos com palhinhas e plasticina.
    Sem dúvida uma atividade prática que ajudou na consolidação de conhecimetnos já trabalhados.

    ResponderEliminar
  38. Olá a todos!

    O último desafio trabalhado pelo grupo/turma foi o 1º desafio lançado pelos colegas da Vidigueira : "Sólidos Geométricos".
    A atividade foi desenvolvida na disciplina de Matemática e Realidade e os alunos aderiram bastante bem à atividade. Os alunos puderam construir seis sólidos geométricos a partir das respetivas planificações, manusearam os seus próprios sólidos para chegarem às caracteristísticas dos mesmos. Posteriormente preencheram tabelas relativamente às características.
    Foi uma atividade bastante enriquecedora :)

    Boas Férias.

    ResponderEliminar
  39. Em junho, a turma PIEF do Sobral da Adiça dedicou-se ao 2º desafio proposto pela turma PIEF de Monforte - Plural e Sinais de Pontuação. Este foi dinamizado nas aulas de Viver Português.

    Os jovens adoraram "brincar" com o plural dos nomes. Devido ao interesse, até realizámos um concurso. Quanto ao segundo conteúdo, os alunos ficaram admirados ao constatar a importância que os sinais de pontuação podem ter na leitura de uma mensagem.

    De referir que as fichas de trabalho propostas eram aliciantes, tendo sido resolvidas com bastante entusiasmo.

    O balanço é positivo, na medida em que os alunos aprenderam de forma lúdica a utilizar os conteúdos trabalhados e simultaneamente fizeram uma revisão dos mesmos.

    Obrigado a todos os que participaram nestes desafios e boas férias... Aproveitem o merecido descanso...

    ResponderEliminar