Intercâmbios entre PEIF´s Nómadas

Com o intuito de conhecermos uma outra realidade alheia à nossa, iremos visitar um PIEF Nómada e receber outro. Desta forma, o calendário dos intercâmbios é o seguinte:

Boa Viagem Amigos...

1. Foi fantástico este intercâmbio, ver no rosto dos nossos jovens o contentamento de irem visitar uma escola, de se sentirem bem no espaço escola, com jovens com problematicas identicas às suas, faz-me alegrar e e pensar que o PIEF é sem duvida a luz iluminadora ao fundo do tunel que se acendeu para estes jovens e que para alguns pode dar frutos mais tarde.
    Foi lindo o mento em que o PIEF Moura Sobral da Adiça pôs os alunos do PIEF da Amareleja super atentos enquanto davam uma aula sobre os direitos da criança, entregaram e explicaram um panfleto sobre o dia do nao fumadorr. e por fim o memento alto, onde as duas TIL´s deram um pezinho de dança ao ritmo da musica cigana. ADOREI. AMARELEJA PRA SEMPRE NO CORAÇÃO. BJOS A TODOS OS ALUNOS QUE SÃO AS PERSONAGENS PRINCIPAIS DE CADA CENA QUE SE VIVE NA PEÇA PIEF!

2. No dia 17 de Abril recebemos a turma PIEF de Monforte.
    Passamos o dia na Aldeia da Luz a realizar atividades dinamizadas pelo Museu da Luz. Durante a parte da manhã visitamos o museu, onde conhecemos, entre outras coisas, algumas profissões e instrumentos que eram utilizados na antiga aldeia. Também nos foi lançado um desafio: Projetar a Aldeia da Luz do futuro! De seguida, foi o almoço/convívio, no Monte dos Pássaros, onde todos puderam se conhecer melhor e partilhar experiências.
    E porque a Natureza é rica e a paisagem belíssima, depois do almoço fizemos uma bela caminhada até ao Penedo Ventoso (afloramento de xisto que se ergue a pique no Alqueva) e voltamos sempre juntinho à água até ao cais.
    Visitem o nosso blog e vejam as fotografias que registaram todo o percurso…Foi um belo dia…

3. O PIEF de Monforte foi visitar o PIEF de Mourão, e fizeram juntos uma visita à aldeia da Luz! Sendo para os nossos alunos, uma realidade mais distante, gostaram de conhecer como foi "deslocada" a aldeia da luz e como se projeta esta aldeia no futuro. Para isso, em pequenos grupos, fizeram desenhos de como seria a aldeia no futuro. À tarde, demos um belo passeio com uma paisagem incrível!

Alunos e professores voltaram cansados, mas muito bem-dispostos com a visita! Foi bom estar com os colegas de Mourão e de conhecer a aldeia da luz.

Aqui fica o texto dos alunos:
    "A nossa visita de estudo à aldeia da luz
    Ontem dia 17 de Abril fomos visitar os nossos colegas de Mourão, antes de chegarmos fizemos uma longa viagem pela frente que demorou quase 2 horas. Quando chegámos fomos ao museu da luz e depois andámos a ver o museu. Quando acabámos de ver o museu fomos fazer uma atividade que era fazermos a planta da aldeia e depois o desenho com a planta.
    Chegou a hora de almoço e fomos comer, depois tivemos a conviver com os nossos colegas, na nossa opinião que eles eram simpáticos. Depois de almoço fomos fazer uma caminhada até Penedo ventoso e estivemos la parados. Depois fomos embora para baixo, chegamos e fomos buscar as malas. Fomos embora para Monforte e tivemos uma longa viagem.
    Foi assim a nossa visita a mourão/ aldeia da luz."
    (Em breve, as fotos estarão no nosso blogue!)

PIEF de Monforte

4. No dia 24 de abril fomos visitar o PIEF da Vidigueira.
    Apesar do imprevisto com o nosso autocarro não desistimos e continuamos rumo à Vidigueira, no entanto apenas nos foi possível chegar com algumas horas de atraso. Fomos muito bem recebidos por todos, depois visitámos a sala de aulas do PIEF, e antes de iniciar as atividades planeadas para o período da tarde, almoçamos na cantina da escola na companhia de professores e alunos. Após o convívio tivemos uma ação de sensibilização sobre Intoxicações, Fraturas e Cortes, dinamizada por um elemento da Proteção Civil da Vidigueira, onde todos participamos com grande entusiasmo.
    Obrigado ao PIEF da Vidigueira por nos ter recebido tão bem!

5. Olá pessoal nómada!
    No passado 24 de Abril recebemos com muito agrado a turminha PIEF de Mourão na nossa Vidigueira!
    Os nossos rapazes estavam muito ansiosos com a visita dos colegas, tanto que desde roupitas novas, muito gel no cabelo e grandes sorrisos, até à sala de aula limpa e arrumada ao mais ínfimo grão de areia, tudo valeu para deixar os colegas encantados!
    Os nossos colegas tiveram um percalço no caminho e chegaram um pouco mais tarde, no entanto deu para conversar bastante e rir ainda mais!
    Almoçámos na cantina da escola, e fomos assistir a uma sessão chamada "Pequenos gestos que salvam", dinamizada pelo Emanuel Pestana, elemento da Protecção Civil e bombeiro!
    Foi uma bela tarde na companhia de Mourão, aqui pela Vidigueira a rapaziada ficou imensamente feliz de conhecer os colegas!
    Obrigado pela visita, PIEFitos de Mourão!